VOCÊ ESTÁ AQUI: Página Inicial » Destaques
TAMANHO DA FONTE:
28 NOV 2017
07:30

O Amapá do nosso jeito de ser!!

 O Estado do Amapá está localizado na Região Norte à margem esquerda do Rio Amazonas, foi criado em 05 de outubro de 1988. 

É um dos mais novos da federação e possui domínios: Oceânico, da Bacia Amazônia e da maior floresta tropical-equatorial do Planeta. 
Em sua formação fora habitado por índios tucujus e tapuaçus. E a origem do nome deriva da árvore amapazeiro cujo fruto é saboroso e o leite que escorre do amapazeiro é utilizado pela farmacopeia da região.
 
Amapá do tronco tupi também é chamado de lugar da chuva e no início de sua colonização estava localizado no lado espanhol do famoso tratado de Tordesilhas e recebeu a denominação pelo navegador Vicent Yanez Pinzon de “terras anegadas” – lugar onde a terra acaba ou simplesmente terras afogadas, devido a forte presença de áreas úmidas conhecidas como ressacas.
Em 1544 o Amapá é doado pelo Rei Carlos V a Francisco de Orellana que denominou o Amapá de Adelantado de Nueva Andaluzia. 
 
Cobiçado por holandeses, ingleses e franceses que investiram na criação de uma França Equinocial, o Amapá lutou para ser de Portugal e o contestado franco=brasileiro que culminou em conflitos em terras amapaenses no século XIX somente alcançou solução no Laudo Suíço ou Laudo de Berna, em 1900, arbitramento que deu ganho de causa ao Amapá e gerou heróis e contestações no início do século XX.
Em 1943, o Amapá é desmembrado do Pará e é transformado em Território Federal tendo o primeiro Governador, o Capitão Janary Nunes. 
 
Em 1945, o caboclo Mário Cruz descobre manganês e cinco anos depois, inicia-se o primeiro grande projeto da Amazônia, o projeto de exploração de Manganês do Amapá capitaneado pela Mineradora ICOMI do Grupo CAEMI em parceria com a Bethleem Steel. 
 
O projeto contou em 1957, com a presença do Presidente Juscelino kubishesk, por ocasião do primeiro navio embarcado, no porto de Santana, com manganês.
 
O Amapá hoje é o Estado com a maior população urbana do Brasil em termos percentuais e atingiu a marca de 805 mil habitantes, em seus 16 municípios. 
 
Vizinho da União Européia ao norte, pois faz fronteira com a Guiana Francesa, e ao sul é vizinho do Estado do Pará.
 
É a última fronteira agrícola do Brasil, a última capital em processo de verticalização, banhado pelo majestoso rio Amazonas, possuidor da maior fortaleza do Brasil, a Fortaleza de São José de Macapá. Amapá do equinócio, do meio do mundo, do marco zero, de hemisférios, de batuques e marabaixos; do novo e do Velho Mazagão, com a festa de São Tiago; Sacaca, tia Venina, tradição do laguinho, sincretismo, gengibirras e capim santo. 
 
Amapá da beira rio, lugar bonito, de histórias, resistências, quilombos e fé...
Amapá de várias religiões,  do parque do Tumucumaque, de Calçoene e Stone Renge da Amazônia. 
Amapá do antigo Forum, da OAB...aqui começa o Brasil, Amazônia, jeito Tucuju!!!

Compartilhe:
Deixe seu comentário:

Recorte Digital

A tecnologia para advogados. Clipping digital dos jornais.

Conselho Federal

Visite o site e conheça mais sobre o Conselho Federal da OAB.

Horário de Atendimento

Segunda-Feira a Sexta-Feira das 8h às 12h e das 14h às 18:30h

PARCEIROS